Decorações Dicas Estilo de vida

COMO DEIXAR SEU APARTAMENTO MAIS QUENTE

Mesmo em um país tropical, o frio costuma vir com muita força em algumas regiões que sempre surpreendem os moradores com temperaturas bem baixas – principalmente aqueles que vivem em apartamentos altos, enfrentando ventos ainda mais gelados.

Existem estratégias de decoração e ambientação que podem ser empregadas para deixar seu apartamento bem quentinho e acolhedor nos dias de inverno. Separamos 6 dicas que vão te ajudar! 

 

Paredes

Trabalhar as cores e os materiais de revestimento das paredes de seu apartamento pode trazer muito mais conforto e aumentar a temperatura dos ambientes. Para tal, a dica é pintar uma delas com tons escuros, mais puxados para madeira, bege ou cinza azulado – cores que deixarão o local mais aconchegante. O mesmo efeito pode ser conseguido com papéis de parede em tecido, como seda, veludo e outros padrões.

 

Móveis

A questão dos materiais é importante também na hora de escolher os móveis que sejam aconchegantes e quentes. No caso dos de madeira, prefira aqueles feitos a partir de espécies mais escuras, como o mogno, ébano e rover. Além disso, sofás, poltronas e almofadas devem ser de tecido ou outros materiais similares, evitando sempre aqueles feitos em couro. Uma alternativa para esses casos é colocar uma capa ou algum tipo de impermeabilização nesse material.

 

Tapetes e cortinas

O inverno é uma ótima oportunidade para retirar e mandar lavar aquela cortina leve e de cor clara que decora sua sala ou seu quarto. No lugar, que tal optar por uma de cor mais escura e pesada, que vai deixar seu ambiente mais quente e gostoso? Com relação à escolha dos tapetes, dê preferência àqueles bem macios, altos e felpudos – eles ajudam muito na retenção de calor e são super aconchegantes!

 

Cozinha e banheiro

Tidos como os ambientes tipicamente “gelados” da casa, tanto por conta do piso e outros revestimentos quanto devido aos móveis de metal, cozinha e banheiro podem se transformar em ambientes quentes e aconchegantes se trabalharmos os detalhes. No banheiro, podemos acrescentar um tapete escuro e felpudo, e na cozinha, objetos e móveis feitos de madeira com acabamento impermeável. Isso deixará os cômodos menos gélidos.

 

Iluminação

Neste quesito, o truque é fazer uso de velas, candelabros e outros aparatos similares que, além de emanar calor e ajudar a deixar o ambiente com uma temperatura mais agradável, dão um ar mais antigo e sofisticado aos cômodos. Iluminação indireta e o uso de abajures também conferem um aspecto bem aconchegante e convidativo para as noites de inverno.

 

Acessórios

Os toques finais no seu apartamento, agora já mais quente e confortável, ficam por conta de algumas ideias de acessórios que podem fazer a diferença: que tal espalhar pela casa algumas mantas coloridas que podem ser usadas a qualquer momento ou situação? Velas aromáticas, sprays e incensos em aromas amadeirados também deixam o ambiente bem convidativo, desde que ninguém seja alérgico!