Dicas Tendências

Área Gourmet Integrada: Você sabe por que está em alta?

Uma extensão da cozinha integrada ao ambiente social da casa. Conheça as tendências de decoração para o ambiente de reunir familiares e amigos.

A área gourmet é onde as pessoas se reúnem em torno de uma mesa para confraternizar, por exemplo, nos almoços de domingo. Esse lugar foi reinventado para se adaptar aos hábitos da família brasileira e, ao longo dos anos, tem se transformado em um dos ambientes mais desejados dos imóveis.

Cada vez mais, as pessoas têm optado por destacar a cozinha, integrando o ambiente ao restante da casa, lembrando o conceito de cozinha americana.

Para que o anfitrião que gosta de cozinhar possa estar próximo dos amigos e familiares, o espaço gourmet tem ficado mais próximo da sala. Essa proximidade traz maior conforto, deixando os encontros mais aconchegantes e descontraídos.

 

COMO INTEGRAR OS AMBIENTES

 

O mais comum é que as áreas integradas sejam uma extensão da cozinha e da sala de jantar e que estejam mais próximas da área social, onde a circulação dos convidados não retire a privacidade da casa.

No caso de imóveis menores, a tendência é tornar os espaços multiusos. Com o crescimento do home office durante a pandemia, a mesa de trabalho começou a ser vista dividindo o espaço com a área gourmet, exigindo cuidados para não danificar as ferramentas de trabalho. 

 

NOVOS ÍTENS DA ÁREA GOURMET INTEGRADA

 

Bancada com cuba, torneira e cooktop podem ser considerados itens básicos para essa área, porém, cada vez mais esses ambientes contam com churrasqueira, forno de pizza, adega, cervejeira e geladeira.

 

DICAS PARA CHURRASQUEIRA

 

Existem algumas opções de churrasqueiras: à carvão, à gás e elétrica. Todas elas farão fumaça.

O ideal seria uma janela para facilitar a exaustão natural. Na impossibilidade de instalar uma coifa com saída externa, pense em um exaustor que irá amenizar a fumaça. Também é necessário analisar se isso não será um incômodo para os vizinhos e as regras do condomínio.

Outra possibilidade é usar materiais que possam minimizar o cheiro. Existem coifas com purificador de ar, por exemplo. Esse tipo de equipamento faz a limpeza da fumaça e joga o ar no ambiente sem deixar cheiro.

 

 

TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO

 

Deixar equipamentos e acessórios ocultos são tendências para manter aspecto de painéis modernos, como o uso de cuba esculpida com tampa, coifa e equipamentos compactos feitos para embutir. As portas escamoteáveis também cumprem o papel e permitem deixar o equipamento à vista apenas ao ser utilizado. 

Em relação a metais, acabamentos preto e rosé estão em alta. Porcelanatos em grandes formatos como 120x270cm são boas opções que cobrem grandes superfícies e podem ser utilizados inclusive em bancadas.

O uso de calhas esculpidas embutidas para guardar tábuas de corte e utensílios também é válido, para dar mais funcionalidade e organização ao ambiente. 

Ter mais verde também é uma ótima dica: plantas, vasos com hortas e temperos que podem ser usados na cozinha. Além do perfume, dão um charme mais que especial.

 

NÃO COMETA ESSES ERROS

 

Visto que para ter uma área gourmet integrada em casa se faz necessário pensar no uso e nas metragens disponíveis, evite improvisos.

Não esqueça de escolher móveis e eletrodomésticos com antecedência, para que tudo se encaixe corretamente no local planejado.

Pensar em conforto é a chave fundamental para que o ambiente seja realmente funcional. Cuidado com muitas ideias para uma área pequena, isso pode gerar mais desconforto e incômodo.

Para finalizar, está enganado quem pensa que a área gourmet integrada é uma estratégia usada apenas em apartamentos com plantas de menor metragem. Sua tendência está em alta justamente por poder ser projetado nas casas, ambientes externos de festas, churrascos, noites de pizza e massas, etc. 

Levando em consideração o essencial – uma bancada de trabalho para exercer a função de mesa e aparador para as refeições – o anfitrião cozinheiro já poderá dividir esse ambiente com seus convidados com muito mais descontração e conforto.