Decorações Dicas

Como valorizar ambientes compactos?

Espaços menores viraram uma tendência atualmente, tanto pela praticidade, quanto pelo preço e disponibilidade.

Por isso, os compradores estão buscando cada vez mais opções de decorações que dão uma sensação de amplitude aos espaços.

Pensando em quem está pensando em comprar um apartamento pequeno, ou para quem já comprou, nós separamos algumas dicas de decoração que trazem funcionalidade e amplitude ao seu espaço. Preparados? Vamos lá.

Utilize espelhos

A utilização de espelhos é um dos principais métodos para dar a impressão de maior amplitude aos ambientes.

Eles transmitem uma ideia de espaço, além de passar uma sensação agradável de leveza a qualquer cômodo.

Você pode utilizar espelhos grandes, tanto na vertical quanto na horizontal, ou, para mudar um pouco as coisas, diversos espelhos menores em conjunto.

Pode ter certeza que o seu espaço vai parecer muito maior e elegante depois que você fizer um bom uso dos espelhos!

Padronize os tons

Ao decorar um apartamento pequeno, você deve sempre pensar que menos é mais. Dessa forma, quando você utiliza um padrão de cores, todo o espaço parece mais clean e organizado.

A cor mais eficiente para esse propósito é o branco.

Isso não significa, é claro, que você não possa utilizar cores. Entretanto, em espaços pequenos, é ideal que você utilize pequenos elementos coloridos, em vez de pintar as paredes da sua cor favorita.

Dessa forma, você pode ter todas as paredes brancas, e colocar almofadas coloridas, ou até mesmo móveis com cores chamativas. Fica a critério da sua criatividade!

Utilize tapetes

Outro truque interessante é a utilização de tapetes, principalmente quando seu apartamento não possui paredes dividindo os cômodos.

Quando você coloca um tapete sob o sofá, por exemplo, será criada uma divisão entre a área da sala de estar e o restante.

Não apenas isso, mas utilizar tapetes também é uma maneira diferente e criativa de criar contrastes com o piso e brincar com texturas diferentes.

 

Pense na iluminação

Quando você compra um apartamento, ele vem com uma iluminação pronta, mas que nem sempre é a mais favorável para o seu espaço. Muitas vezes, na verdade, ela faz o apartamento parecer menor.

Para mudar essa percepção e fazer seu apartamento parecer mais amplo e aconchegante, você pode colocar mais pontos de iluminação no teto e utilizar lâmpadas com visual moderno. Para isso, vale a pena ficar de olho nas tendências de iluminação! 

Além disso, você pode utilizar luzes de LED (tanto fitas quanto lâmpadas) e abajures para criar pontos de iluminação em lugares diferentes.

Aproveite a altura

Sempre que possível, tente aproveitar o máximo da altura do seu apartamento. Ou seja, não tenha medo de ir o mais alto possível!

Instale nichos e prateleiras nas paredes. Deixe de lado a antiga regra de “pendure as artes na altura do olho”: pendure-as mais acima, e brinque com as diferentes alturas. Pinte o teto, se for possível.

Qualquer coisa que atraia a atenção para cima é válida, uma vez que isso passa uma ideia de amplitude do apartamento.

Conclusão

Basicamente, a maior dica que podemos dar é: aproveite ao máximo todos os espaços (sem que a decoração fique pesada, claro!) e valorize ainda mais seu espaço. O mais importante é se divertir na decoração, e criar um espaço que seja a sua cara.

Não se esqueça de nos seguir no Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades!