Dicas

5 dicas para manter sua casa mais arejada no verão

Confira alguns truques para fazer com que o ar circule melhor e afaste o abafamento dentro da sua casa.

No verão, a cidade fica mais abafada, as ruas com asfalto mais quente e, em casa, o calor também aumenta. Existem maneiras de amenizar a temperatura e deixar a sua casa mais arejada e economizando também.

MENOS TAPETES

Retire tapetes muito pesados, quentes e peludos durante o verão, ou, se preferir, substitua-os por esteiras de fibra natural ou tapetes bem finos. Esses tipos de tapetes aquecem mais o ambiente e interferem na temperatura da casa. 

LÂMPADAS DE LED

Uma mudança simples que melhora a temperatura na sua residência e ajuda a diminuir o consumo no final do mês. As lâmpadas incandescentes tradicionais costumam esquentar muito o ambiente, além de consumirem mais energia. 

VENTILADORES

Os ventiladores são opções muito mais acessíveis do que o ar condicionado, por exemplo, e podem ser facilmente posicionados pela casa sem precisar de instalação. Se o seu ambiente tiver poucas janelas, eles farão o serviço delas com muito sucesso. 

PLANTAS 

As plantas ajudam a trocar o ar dos ambientes e equilibrar a umidade dentro de casa. Entre as principais opções resistentes ao calor e fáceis de serem cultivadas em casa estão:

Samambaia;

Lírio-da-paz; 

Pau-d’água;

Ráfia.

As samambaias penduradas são excelentes para dar mais frescor à sua casa.

TELAS NAS JANELAS

Existem empresas e profissionais que oferecem o serviço e instalam em domicílio, mas você pode produzir as suas telas com ripas de madeira e nylon. As telas permitem que você deixe portas e janelas abertas durante o dia e de noite também. Além do ar circular melhor, você também protege seu ambiente de insetos típicos do verão.

Essas são opções de baixo orçamento e muito fáceis de serem colocadas em prática para amenizar o calor no dia a dia. Não esqueça que manter a temperatura adequada onde você mora pode contribuir para um armazenamento mais adequado dos alimentos que guardamos em casa, além de uma melhor qualidade de vida para seus familiares e pets.