Mercado Imobiliário

Mercado Imobiliário em 2022: o que esperar?

mercado imobiliário

2022 começou e o que todo investidor, corretor etc.,  quer saber é como será o mercado imobiliário neste ano. Para responder, vamos analisar!

Mercado imobiliário em 2021

De Junho de 2020 até hoje, o mercado imobiliário residencial teve um bom desempenho, existindo forte alta medida pelos indicadores de atividade do mercado de compra. Segundo dados do BCB (Banco Central do Brasil) a concessão de crédito imobiliário para pessoas físicas cresceu 50% no acumulado de 12 meses até novembro de 2021 (comparado com o período anterior).

Já segundo dados do registro de imóveis computados em uma parceria com a Fipe, os resultados mostram que grandes cidades brasileiras apresentaram um aumento superior a 20% de transferências de imóveis em 12 meses. Já no mercado primário, os dados da Abrainc-Fipe mostram crescimento acumulado em 12 meses – até setembro de 2021 – de vendas de imóveis novos (17%) e do número de lançamentos (33%).

Os preços medidos pelo FipeZAP também refletiram aquecimento. A variação nos últimos 12 meses foi de 6% – os preços aumentaram 3,7% em 2020. Tais números evidenciam o bom desempenho do mercado.

Entrando em 2022 

Novo ano chegando com a expectativa de que a atividade no setor imobiliário se mantenha estável. Entretanto, com o cenário macroeconômico como freio e não propulsor, é importante para agentes do mercado imobiliário buscar oportunidades além do trivial. 

É interessante olhar para locação, por exemplo. Nesse setor as perspectivas são de crescimento do valor transicionado no mercado de locação em relação a 2021. 

A estimativa é que o desempenho dos aluguéis seja melhor em 2022 do que em 2021. A geração de empregos e as maiores altas de juros são fatores que estimulam a demanda por locação. 

É importante lembrar que a taxa Selic é um medidor importante para muitas pessoas que ficam em dúvida entre a compra e o aluguel. Com a taxa Selic subindo, os aluguéis podem voltar a ser interessantes ao invés das compras. 

Mercado versátil

O período é cheio de novidades e as especulações devem ser ouvidas. O importante para se manter relevante no mercado imobiliário é compreender as mudanças e buscar sempre soluções que possuam mais de uma saída. Não adianta investir apenas em pessoas que buscam home office e aluguel, mas com certeza é mais interessante investir mais nesses dois no momento, sem deixar de olhar para outros investimentos como compras e mercado de imóveis corporativos.