Casa e Construção

Comprar para reformar: vale a pena?

É hora de comprar um imóvel. Aí você encontra ele com várias qualidades que deseja – e com um preço bom – mas tem vários ajustes que você faria. Pode parecer um trabalhão a mais…mas saiba que essa prática tem benefícios.

Quando comparamos a compra de um imóvel passível de reforma com um imóvel vendido na planta ou novo em folha, logo de cara vemos um dado positivo: o preço mais atrativo. Além disso, é possível negociar até melhores condições com o proprietário, ao considerar a idade do imóvel e o estado do mesmo. 

Outro ponto é que quando você trabalha com um imóvel já construído, o processo de reforma pode ser mais específico. Existem diversas estruturas que já podem ser aproveitadas e utilizadas de forma que você economize material. 

Por fim, um dos fatores mais importantes a serem levados em consideração nesse esquema de comprar para reformar, é a localização. Às vezes é melhor garantir uma casa mais antiga em um local que tenha a ver com sua vivência do que procurar uma casa perfeita em um local que não seria interessante para você. 

Claro que todos esses pontos são importantíssimos. Mas eles precisam ser vistos através de um filtro importantíssimo. 

Qual o seu objetivo ao reformar após a compra?

Resumidamente, essa pergunta tem duas respostas: morar ou vender

Quando você reforma para vender o interessante é ficar ligado no mercado e nas tendências arquitetônicas do momento. Também é importante saber qual é o público que está sendo procurado, para que você faça reformas condizentes com o estilo de vida dele. 

Por exemplo, caso o seu público alvo sejam famílias, é importante que o imóvel tenha pelo menos 2 quartos. Investir na construção de uma suíte e outro quarto pode ser uma excelente ação. 

Embora existam gastos com reforma, a valorização do imóvel vale a pena. Alguns dados de mercado alegam que uma boa reforma pode valorizar um imóvel em torno de 30% ou até mais dependendo do que foi feito. 

Já na reforma para morar, os interesses são diferentes É mais sobre personalização, afinal, é sobre o que você deseja na sua residência. Como foi dito antes, a localização perfeita é um ótimo sinal para você adquirir um imóvel e depois reformar. 

Afinal, a reforma pode ser plural e sua casa pode ficar do seu jeito.  Você apenas precisa de terreno e boas ideias para reinventar espaços. 

Algumas dicas para a reforma perfeita

Planeje, com a ajuda de um profissional. Assim você terá mais noção de como proceder com essa obra e terá como controlar melhor o orçamento, o que leva a mais uma dica: pesquisar por preços. É interessante comparar em diversas lojas de construção os materiais que você vai precisar para a reforma e o quanto deles você vai precisar. Qualidade e preço bom exigem certa pesquisa. 

Ter um cronograma também é importantíssimo já que o seu interesse é morar no local. Atrasos podem atrapalhar sua rotina e até mesmo te estressar nesse processo de reforma. 

Com essas dicas você pode se preparar para reformar uma casa que vai comprar.

Enfim, respondendo a questão inicial deste artigo: comprar para reformar vale a pena sim. É uma opção que deve estar na sua cabeça, tanto do ponto de vista de investimento, quanto para moradia.