Mercado Imobiliário

Mesmo com aumento da taxa Selic, ainda é um bom momento para comprar imóveis

Aumento da taxa Selic

O Copom (Comitê de Política Monetária) elevou a taxa Selic nas últimas semanas. Com isso, ela chegou a 5,25%. Isso faz com que todas as taxas de financiamento cresçam. 

Porém, mesmo com a situação desta maneira, ainda é um bom momento para investir em imóveis. Entenda o porquê. 

A palavra dos especialistas

Robert Furden Jr. é um advogado especialista no mercado imobiliário. Ele afirma que mesmo com a taxa Selic alta é um bom momento para comprar imóveis utilizando crédito, afinal, mesmo com o aumento, historicamente, as taxas já estiveram bem maiores nos últimos anos. 

Se considerarmos o momento atual, posso dizer que ainda vivemos algo interessante no mercado. É importante ter temperança e considerar todo o período dos últimos vinte anos, vale lembrar que essa taxa de juros, que hoje está na faixa de 5%, já superou a casa dos 20%. Então, ainda é um momento bom para comprar imóvel por meio de financiamento e, apesar do aumento dos bancos, isso ainda não inviabiliza o acesso ao crédito para o consumidor que deseja comprar imóveis”, comenta Robert. 

Valorização além do momento

É importante analisar a situação dos imóveis em si. Estamos em um processo de mudança que vai gerar mais movimentação no mercado no geral. Mas os efeitos na forma que vivemos 2020 e 2021 ficaram evidenciados – e até mesmo consolidados.

O home office virou uma prática muito mais comum. O lazer em casa se tornou mais recorrente. As compras online aumentaram. Enfim, a conclusão é que o brasileiro começou a valorizar mais e mais sua casa e o que pode ser feito no conforto dela. 

Ainda é tempo de aproveitar essa aposta que é investir em imóveis. Seja para o agora ou para o futuro, o momento ainda mostra uma taxa Selic, que mesmo que tenha aumentado, ainda está historicamente baixa. É hora de aproveitar!