Casa e Construção Estilo de vida

Como adaptar sua casa para a chegada de um pet

Como adaptar sua casa para a chegada de um pet

Um bichinho chegando na família é sinônimo de muita fofura e felicidade! Nada como um animalzinho para alegrar os dias, fazer companhia e gerar muitas brincadeiras e risadas. Mas para além disso, é preciso muito cuidado e atenção com os pets, principalmente na fase de adaptação – independente se eles são adultos ou filhotes.

Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para a sua casa estar pronta para receber seu pet. Confira! 

Evitando acidentes

O primeiro passo para receber um bichinho novo em casa é equipar a casa contra acidentes. É hora de tirar e guardar tudo que possa machucar o pet, desde objetos pontiagudos a algo que possa vir a cortar e machucar seu novo animalzinho. Atenção a produtos químicos! Se você tiver um armário deles, tranque-os bem, para que o bichinho não entre sem querer ali.

Agora falando de outros tipos de acidentes: seu animalzinho ainda não sabe onde deve fazer as necessidades, portanto, tome cuidado com tapetes e capachos que você não gostaria de sujar, pelo menos até a adaptação dele estar completa.

Outro detalhe é sobre os lugares que você não quer que seu pet entre. A melhor escolha é a compra de um portãozinho, que você encontra facilmente em lojas para pets ou na internet. Portas fechadas sempre para que não haja acidentes! 

Tenha os objetos certos para o seu pet

Cada bichinho exige um tipo de adaptação diferente. Os mais comuns, como cães e gatos, precisam de uma área para comida, uma área para a caminha e uma para as necessidades (no caso dos gatos, a caixinha de areia). É importante que esses espaços sejam em lugares diferentes, para não confundir seu pet. Lembre-se que a caminha, além de confortável, precisa ficar num lugar protegido do Sol e da chuva.

Quanto ao local para as necessidades, depende do seu espaço. Você que tem quintal com grama tem um espaço privilegiado para que seu bichinho utilize, principalmente para cães. Mas você pode usar tapetes higiênicos ou jornais e delimitar o espaço que tem para as necessidades do pet. Na adaptação dele, você vai ensiná-lo o local correto para o xixi e o cocô.

Enriquecimento de ambiente

Além de preparar o ambiente de alimentação e necessidades, é necessário entreter seu bichinho! Principalmente quando você e sua família não estão em casa, é preciso deixar seu pet ocupado para que ele não se sinta solitário ou acabe voltando a atenção para objetos que ele não deveria mexer, como o sofá ou almofadas.

Por isso, invista em brinquedinhos que façam seu animal ficar distraído, como algo que ele possa ficar mordendo ou roendo, ou até mesmo brinquedos com petiscos dentro que obriguem o pet a ficar brincando para conseguir o petisco!

Agora que você já preparou seu ambiente para receber um bichinho de estimação, é hora de curtir muito seu pet!