Casa e Construção

Como manter a casa quentinha nesse inverno

como manter a casa quentinha

O frio chegou de vez para fazer morada na região de Valinhos. Mas apesar de ser uma época muito gostosa, ninguém gosta de passar frio em casa, não é mesmo? A melhor parte do inverno é justamente poder curtir o friozinho na frente de uma lareira, se aquecer com roupas lindas e quentinhas, curtir aquele fondue e o vinho ideal com quem a gente ama.

Mas nem sempre rola uma lareira em casa. Como fazer para aquecer o lar então? Hoje trouxemos dicas para você manter o calor da sua casa nesse inverno mais rigoroso.

Aproveite a luz do sol

Nada melhor para aquecer a casa do que o próprio Sol! Dessa maneira, o ideal é que você abra as janelas para o Sol aquecer cômodos menores, como os quartos. Uma dica é que, durante o inverno, os raios solares incidem por mais tempo no Norte. Por isso, quaisquer janelas que você tenha viradas para esse ponto devem ficar abertas também.

Aposte em tapetes

Principalmente os de pelinhos bem felpudos! Nada como pode aquecer os pés com o combo meias quentinhas + tapete gostoso. Além de aquecer seus pés evitando que você ande no piso gelado, o tapete evita que o frio se espalhe pela casa. 

Hora de colocar roupas de cama quentinhas

Aproveite essa época para investir numa boa arrumação de cama, de preferência com mantas e edredons mais quentes. Nada melhor do que entrar debaixo da coberta num dia frio, não é mesmo?

Uma dica bem legal para esquentar a cama é colocar uma bolsa de água quente debaixo das cobertas para aquecê-la antes de você ir deitar. Além disso, não deixe a cama encostar nas paredes, principalmente naquelas externas que pegam o frio e o vento exterior.

Invista em cortinas

No inverno as cortinas podem ajudar o calor a se manter nos cômodos, formando uma camada de proteção contra o frio. Mas não se esqueça: durante o dia, mantenha-as abertas para que o calor do Sol entre e aqueça os ambientes.

Cheque a vedação de portas e janelas

É preciso checar a vedação das portas e janelas nessa época, porque as menores frestas ainda assim podem deixar o frio entrar e acabar com o calor de um cômodo. Procure por fitas isolantes de calafetação e espumas que preenchem esses espacinhos.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de acompanhar a Madia para mais dicas como essas!