Aluguel Estilo de vida

Coliving: o que é e como funciona

coliving o que é

Você já ouviu falar nesse conceito de moradia compartilhada? A princípio, você pode estranhar o nome em inglês, mas a ideia de dividir espaços de moradia não é nova. Além disso, já conhecemos outros tipos de habitação, como pensionatos e repúblicas. 

Mas então, qual seria a diferença desses locais para o coliving? Bom, no blog de hoje vamos explorar esse tipo de morada e tudo sobre o funcionamento dela. 

O que é? 

Coliving são espaços de moradia compartilhados em que se preza pelo senso de comunidade, sustentabilidade e economia. São locais como apartamentos e casas administrados por empresas especializadas em que um grupo de pessoas divide espaços comuns como sala, cozinha, lavanderia, etc. 

Coliving se parece muito com uma república ou com uma pensão, mas a diferença é que no coliving você não divide as contas entre os moradores, mas sim paga diretamente à administradora do imóvel. Além disso, imóveis do estilo coliving já são completamente mobiliados.

Como surgiu o coliving?

O conceito de coliving surgiu na Dinamarca em 1972 com a moradia Sættedammen, que abrigava 35 famílias em uma espécie de terreno com casas individuais, mas com áreas em comum como cozinha, lavanderia e área de lazer, além de compartilhar atividades como manutenção e limpeza da área. Esse tipo de espaço ficou conhecido como cohousing, que compartilha dos mesmos princípios do coliving, mas com casas individuais ao invés de quartos.

No Brasil, a ideia ganhou força a partir de 2013 e, de acordo com uma pesquisa feita pelo Grupo Zap, 30% dos brasileiros disseram estarem dispostos a morarem em espaços de coliving. 

Como funciona?

Na prática, morar em um coliving significa compartilhar experiências e espaços. Você tem o seu quarto, geralmente individual (às vezes ele é uma suíte), mas todo o resto é espaço comum que vai ser dividido com outros moradores. 

Além disso, o conceito exige um match entre os moradores, existindo até mesmo uma entrevista prévia para entender os gostos pessoais do possível morador. Assim, a convivência é a melhor possível.

Vantagens do coliving

Dentre as vantagens que você encontra no coliving, estão:

-Economia: dividir recursos e a casa geram uma economia considerável nas suas contas;

-Localização: no Brasil esses espaços de coliving são localizados nos melhores pontos das cidades, como no centro ou próximos aos locais de trabalho e estudo dos moradores;

-Networking: por conta das entrevistas realizadas para o melhor relacionamento entre os moradores, quem habita o coliving ganha uma rede importante de contatos na cidade.

E aí, gostou de conhecer o coworking? Você moraria em um espaço como esse? 

Não deixe de curtir o Instagram e e o Facebook da Madia para ficar por dentro de mais artigos como esse.