Casa e Construção

Cozinhas pequenas: como decorar?

Nem sempre é fácil decorar um ambiente, ainda mais quando ele é menor. A gente sente que faltam opções, mas a verdade é que para decorar uma cozinha pequena você só precisa ficar atento aos detalhes! Vamos dar algumas dicas nesse post para você poder montar a cozinha dos sonhos.

Os móveis da cozinha pequena

Sobre os móveis, eles precisam ser bem funcionais, já que cada espaço conta. Aqui, existem duas possibilidades que funcionam bem: os móveis planejados e os modulares. Com os planejados, você pode pedir que cada móvel tenha seu uso próprio, pensando na sua rotina e no que você mais usa. Às vezes não faz sentido ter muito espaço para panelas e formas se você cozinha menos, ou pode ser necessário criar um espaço para o filtro de água, por exemplo. E isso tudo é mais fácil sendo desenhado especificamente para você.

Mas o investimento nesses casos pode ser alto e nem sempre a gente tem espaço no orçamento para isso. Em casos de aluguéis, então, não é uma boa opção, a não ser que você negocie com o seu locador um desconto no aluguel, se for possível. 

Outra opção então são os móveis modulares, comprados em “partes”. Com eles ainda é possível pensar e organizar como montar sua cozinha, comprando módulos que se encaixem na sua necessidade.

Conceito aberto

Ele dá a sensação de amplitude e pode ser usado nas cozinhas pequenas, principalmente adicionando uma bancada ou ilha, que serve para ser mais funcional e acrescentar espaço utilizável. 

Outra disposição que dá amplitude ao cômodo é a cozinha americana, que mantém a bancada mas dá a sensação de espaço aberto.

Na hora de decorar a cozinha pequena

Chegou o momento de decorar! Pense que você precisa utilizar bastante o espaço vertical de maneira funcional. Uma dica é usar esse espaço para guardar panelas e utensílios.

Na paleta de cores, a indicação são sempre cores claras para dar a sensação de espaço aberto, mas a verdade é que se você souber usar as cores, tudo pode funcionar. Tente trabalhar com cores chapadas, não com padronagens, para não deixar o cômodo carregado.

Invista bastante em iluminação, porque quanto mais claro ficar sua cozinha pequena, maior a sensação de espaço que você vai ter. Spots de luz nas bancadas podem dar um charme a mais. 

A dica final é sobre as portas. Se você achar que elas estão ocupando muito o espaço da cozinha pequena ao abrir, invista em portas de correr! Mais simples, você economiza em espaço, podendo colocar mais móveis no espaço sobressalente.

Gostou das dicas? Fique atento às nossas redes sociais, sempre que tem um post novo sai por lá.