Casa e Construção

Um guia para a sua reforma sair sem dor de cabeça

reforma se dor de cabeça

Nada como sonhar com aquela reforma que vai deixar seu lar ainda mais aconchegante e bonito, né? Aquele azulejo novo na cozinha, ou aquele tom lindíssimo no quarto de visitas podem transformar completamente um imóvel. 

Mas quando a hora finalmente chega, pode ser que algumas questões atrapalhem a reforma dos sonhos de acontecer como previsto. Pode ser que você gaste demais, ou uma infiltração apareça. Para esses momentos, é preciso estar preparado. Por isso, trouxemos um guia para você diminuir ao máximo os problemas com a obra, evitando as dores de cabeça que uma reforma pode te dar.

Planeje sua reforma

O primeiro passo de qualquer obra é o planejamento dela. Saber quais cômodos e o que fazer é o básico, mas, além disso, é necessário prever quando fazer a obra (uma dica: no verão temos muitas chuvas e pode ser pior nesse período), quem contratar e quanto tempo vai levar do início ao fim. Por isso, é necessário sentar e fazer algumas contas também, sobre gastos de mão de obra e com material. Tudo isso deve ser pensado anteriormente,

Outra dica que damos é sobre querer mudar o planejamento com a obra já em andamento. De repente você achou melhor quebrar mais uma parede, fazer mais um banheiro. Saiba que isso muda tudo que estava no seu planejamento, desde de tempo de obra a custo envolvido. O melhor é se planejar antes, contando com a ajuda de um arquiteto, que vai te indicar o que fazer com um olhar profissional.

Sua reforma precisa ser segura

Isso vai te poupar tempo, dinheiro e dores de cabeça, porque caso algo dê errado, além de ser um perigo para você, sua família e quem está trabalhando na obra, é um problema que pode ser bem burocrático de ser resolvido.

Tenha bons profissionais com você

Isso é essencial para que sua obra não te dê problemas. Conheça bem quem você vai contratar, pegue referências e combine muito bem que tipo de serviço cada um vai prestar para você. Hoje em dia está mais fácil de encontrar essas referências, com a internet nos possibilitando conversar com os profissionais previamente também.

Organize-se

Para que sua reforma aconteça sem problemas, é fundamental que você seja organizado. Tenha uma lista de materiais, quais os destinos deles, quem são seus fornecedores, quando cada material vai chegar. Guarde as notas fiscais e sempre confira o material antes de aceitar recebê-lo em casa. Isso tudo pode parecer trabalhoso, mas vai ser muito mais simples caso algum problema venha a acontecer.

Prepare-se para adversidades

Pois é, por mais que a gente não queira, existe uma boa chance de pelo menos alguma coisinha dar errado. Portanto, prepare-se. Com a ajuda do seu arquiteto, é possível estudar onde problemas podem aparecer, e incluí-los no planejamento. Mas prepare-se, nem tudo vai sair como planejado. O importante é saber que você se organizou e contratou os melhores profissionais para lidar com o potencial problema.

E aí, tá planejando uma reforma? Gostou das nossas dicas? Então curta nossas redes sociais para acompanhar nosso conteúdo.


Facebook 

Instagram