Mercado Imobiliário

Tipos de garantias locatícias: saiba qual usar na hora de alugar um imóvel

garantias locatícias

Na hora de decidir alugar um imóvel, a gente se depara com algumas questões: quanto podemos gastar, qual a melhor localização, quantos quartos deve ter, casa ou apartamento… e qual a melhor forma de escolher a garantia locatícia do imóvel?

Tipos de garantias locatícias: saiba quais a Madia Imóveis trabalha

 Essa é uma questão que costuma chegar muito aqui na Madia, afinal, são algumas as opções possíveis: título de capitalização 6x, caução 3x, seguro fiança, carta fiança e fiador. Pois hoje no blog, suas dúvidas serão sanadas, pois vamos falar de cada uma deles para você tirar essa dúvida e poder se concentrar em achar o imóvel perfeito.

 Caução

 O caução é um valor depositado em uma conta, preferencialmente poupança, do locador. Após, quando a locação termina, se estiver tudo em ordem com o imóvel, o valor será devolvido ao locatário corrigido com o índice oficial da caderneta de poupança.

 Título de capitalização

 O título de capitalização se parece com um caução, ele é um produto vendido por uma seguradora, em que você compra o título através de um boleto com valor de até 6x sobre o aluguel, pela Porto Seguro. Assim, o valor aplicado fica retido por um prazo determinado na conta da companhia de seguros. “Ao  término da locação, se estiver tudo em ordem com o imóvel, o locatário irá resgatar o valor aplicado com a correção da TR” explica Cristiane Aleixo Gabetta, da seção de aluguéis da Madia Imóveis.

 Seguro fiança

 “Funciona igual um seguro de carro, em que a seguradora se responsabiliza pelo pagamento.  Por isso, caso tenha algum problema de inadimplência durante a vigência do contrato, a seguradora será garantidora do pagamento dos aluguéis ao locador. O cliente, nesta modalidade, não receberá de volta o valor pago pelo prêmio do seguro no final do contrato de locação” explica Gabetta.

 Fiador

 Uma das modalidades mais utilizadas é o de fiador, em que uma pessoa dá a garantia do pagamento de quaisquer dívidas geradas no contrato de locação pelo locatário. Para ser elegível para fiador, a pessoa deve atender os requisitos da análise de crédito, bem como apresentar renda e um imóvel com matrícula atualizada livre de ônus.

 Carta de fiança

É um contrato em que o banco passa a agir como um fiador do inquilino. Isso pode ocorrer quando o possível locatário é funcionário do banco em questão.

Pronto, agora você já sabe como a Madia trabalha em relação à fiança de aluguel. Então venha aproveitar nossas condições e descobrir seu novo lar.