Casa e Construção Decorações

Conceito aberto: integração de ambientes que favorece a casa

O ano começou e com isso você decidiu finalmente fazer aquela reforma boa em casa? Alguns cômodos estão precisando de renovação, um pouco mais de luz, melhor mobilidade entre eles talvez?

Uma ideia que pode solucionar essas questões é a de conceito aberto em casa, em que os cômodos das salas e da cozinha são integrados, sem paredes, permitindo circulação e integração da casa como um todo. Banheiros e quartos se mantêm fechados para manter a privacidade.

Esse tipo de arquitetura está em alta pela praticidade, sensação de maior espaço, iluminação e maior ventilação dos espaços, além de ser ótimo para famílias que têm crianças, já que áreas integradas permitem que os pais fiquem de olho nos filhos mais facilmente. 

As vantagens são ótimas para quem gosta de praticidade, já que menos paredes significam menos trabalho na hora da limpeza. Além disso, o conceito aberto amplia ambientes, fazendo a metragem da casa parecer maior. Em apartamentos, isso é ótimo, porque além de ampliar o espaço, há melhor iluminação dos ambientes. Para quem tem área externa, essa abertura de ambientes pode ainda conectar espaço interno com externo, dando mais harmonia e a sensação de abertura será ainda maior. Além disso, é ótimo ter uma vista para o jardim, não é mesmo?

Uma dica na hora de mobiliar esses ambientes abertos é que menos é mais, principalmente em espaços menores, porque muitos móveis podem dar a sensação de acúmulo. Móveis planejados são uma ótima opção nesses casos, pois além de encaixarem perfeitamente nos espaços, podem ser usados para dividir os ambientes. É preciso que as áreas se conectem na decoração, afinal, o local é visto como um todo.