Mercado Imobiliário

Qual o interesse do público sênior quando o assunto é imóvel?

Até 2060 pessoas com mais de 60 anos vão ser mais de 25% da população brasileira.  Hoje em dia elas são mais de 10% e nos últimos 60 anos ganhamos duas décadas e meia de expectativa de vida, saltando de 52,5 anos para 76,3. Esses são dados do IBGE. Essas pessoas, obviamente, precisam morar em algum lugar. Por isso o público sênior é relevante para o mercado imobiliário e eles tem preferências diferentes. 

Para ficar por dentro dessa tendência social, o mercado imobiliário está contemplando mais o público sênior. Nessa etapa da vida os filhos já foram criados, vida profissional já está em uma etapa avançada ou concluída (muitos são aposentados) e existe tempo para desfrutar da vida de uma nova maneira. Por isso esse público procura mais praticidade e conforto em suas residências. 

Muitos procuram moradias mais compactas, enquanto outros preferem estar em contato com o ar livre. Ambas opções são boas. 

A moradia compacta faz sentido para o público sênior, afinal eles procuram ter menos trabalho com a limpeza da casa e preferem ter tudo mais próximo, ou seja, cômodos com mais fácil acesso entre eles. Também é importante que os cômodos tenham utilidade prática ao mesmo tempo que são confortáveis.

Já a opção por mais espaço externo se justifica na vontade de ter uma vivência em um lugar aberto com ar puro e vegetação. A possibilidade de cultivar uma horta pode ser uma opção, assim como cuidar de plantas, do jardim da casa e talvez de um pet, assim o morador não fica entediado e consegue realizar atividades saudáveis.

Olhando dessa maneira, parece que uma boa residência para o público sênior seria uma casa em terreno amplo com pouca área construída. É uma ótima opção, mas é claro que existe muita versatilidade nos gostos desse público. 

Ainda existe quem queira uma casa grande para os netos brincarem, ou para receber a família nos fins de semana. Tudo isso pode ser levado em consideração na hora de escolher o imóvel. Afinal muitas vezes o público sênior costuma ser composto por pessoas que já formaram família.

Na Madia existem vários tipos de imóveis para todos públicos. E claro que nós nos preocupamos com o público sênior. Confira nosso site e entrem em contato com a gente para ver mais opções!