Datas Importantes

Valinhos: 124 anos da terra do figo roxo

Valinhos comemora 124 anos no dia 28 de maio. Terra próspera e cheia de energia, a cidade é importante para a região metropolitana de Campinas.

Entre os inúmeros vales deste município está o povo que faz dessa cidade um lugar tão incrível: o valinhense.  Um povo alegre, que fez com que a cidade fosse eleita a mais feliz do estado de São Paulo em 2019.

A história dessa terra linda é cheia de acontecimentos interessantes, que mostram o quanto a região teve importância em diversos acontecimentos.

A história de Valinhos

A abertura de um caminho novo de Jundiaí aos Goiases, por parte de Alexandre Simões Vieira foi o primeiro marco histórico de Valinhos. A parada era um ribeirão chamado Pinheiros. O objetivo no momento era substituir o caminho da Vila de Jundiaí até a paragem chamada Campinas do Mato Grosso. Tratava-se de um caminho muito longo e em condições ruins. Então o novo caminho passou a ser conhecido como Estrada de Goiás e com a descoberta de ouro na região de Goiás, passou a ser bastante utilizado a partir de 1722.

Valinhos desde o início foi um caminho para grandes tesouros. Atualmente as terras daqui são cada vez mais valorizadas, e a cidade parou de ser apenas um lugar de passagem, mas sim um dos melhores lugares para se morar no país.

Um fato que mostra essa força de Valinhos como um local além de uma passagem e que foi palco de grandes decisões, foi a epidemia de febre amarela que arrasou Campinas em 1889. Segundo cálculos feitos naquela época, a população de Campinas, que era de vinte mil pessoas, foi reduzida a quatro mil. E não foi por causa de morte exatamente, e sim porque muitos fugiram da cidade.

E pra onde foram? Para Valinhos! A cidade foi um pouco menos afetada pela febre amarela e portanto foi uma região importante para campinas e os campineiros na época.

Com isso, em abril desse mesmo ano, Valinhos (ainda um distrito de Campinas) se manteve forte e possuiu um papel importante, sendo o palco da reunião da Câmara Municipal de Campinas. Nesse encontro foi cobrado do governo Provincial a convocação da Assembleia Legislativa para que se fossem tomadas providências necessárias em relação ao saneamento da cidade visando evitar novas epidemias.

Como podem ver, Valinhos foi uma grande guerreira para a região! Por isso até os dias de hoje é um ponto marcante da região metropolitana de Campinas, sendo, por si só, um excelente local para viver e investir.

A “Terra do Figo”

O figo é um dos grandes atrativos de Valinhos. No final da década de 1990, os produtores de frutas de Valinhos descobriram uma fonte nova de renda: o agroturismo. Esse conceito se fortificou com o nascimento do famoso Circuito das Frutas, que inclui os municípios de Valinhos, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Vinhedo.

E foi assim que Valinhos ganhou o apelido de “Terra do Figo Roxo”. E realmente temos a melhor terra para se plantar a famosa fruta.

Valinhos, sempre conosco

Todos que vivem nessa cidade sabem das qualidades dela. E quem não vive, ou quer viver, ou gosta de passar por aqui sempre! Os vales por onde passam as brisas de tarde e o clima tranquilo, fazem de valinhos um lugar incrível para morar. Um meio termo entre o interior e o agito da cidade, a apenas 80km da grande Sp e na região metropolitana de Campinas. Valinhos é como um oásis.

Quantas pessoas não saíram de cidades como São Paulo e se encontraram na energia incrível de Valinhos? Aqui a sensação de tranquilidade e frescor está no ar!

Foi essa sensação que nós da Madia sentimos sempre, desde quando começamos nossa história. Todos os dias, olhamos para Valinhos, e sentimos a enorme energia da cidade. E por isso é nosso orgulho trabalhar com um dos aspectos mais importantes de um município: a moradia. Nós somos os responsáveis por auxiliar as pessoas a encontrarem seus lares na cidade de Valinhos.  E conhecendo a região e o valinhense, não poderíamos estar mais felizes com essa tarefa.

Valinhos está além da terra demarcada, está em cada um de nós que vivemos nesta cidade, que é uma jóia da região metropolitana de Campinas.

Parabenizamos nossa querida cidade pelos seus 124 anos. Esperamos trazer muitas pessoas, empreendimentos e prosperidade para cá, colaborando para que a região continue sendo um lugar de terras incríveis, oportunidades e muita luz.