Decorações

Saiba como fazer sua horta em um cantinho da casa

As hortas caseiras são cada vez mais comuns. São perfeitas para quem busca uma alimentação feita de alimentos frescos, livres de agrotóxicos e cheios de nutrientes. Que tal aproveitar um espaço da sua casa para ter uma fonte de legumes, verduras e vegetais deliciosos e fresquinhos? Seria ótimo, mas será que é fácil de fazer?

Você pode estar pensando: “não tem como, não tenho nem quintal” mas isso não é um obstáculo sem solução. A plantação pode ser feita em qualquer cantinho, desde que seja bem iluminada pelo sol durante o dia. A solução é fazer sua plantação em vasinhos. Isso pode resultar em uma horta vertical, onde os vasinhos ficam em uma parede. Isso mesmo, com apenas uma parede e alguns vasinhos você já pode montar sua horta.

Como montar seu vaso

Os vasos precisam ser de no mínimo 30 x 30 cm de dimensão e possuir um furo no fundo.

Para montá-lo você deve colocar uma camada de drenagem, para que a água da irrigação não fique acumulando. Um material indicado para isso é a argila expandida ou até cacos de telha. Depois é bom colocar dois dedos de areia, pois quando molha o vaso, começa a sair água com terra. E aí você coloca a terra, se possível acompanhada de ¼ de vermiculita, que ajuda a reter água. Depois é só colocar algumas sementinhas. Vale lembrar que não precisa cavar muito, pode deixar quase na superfície. Regando uma vez por dia, depois de um tempo, a mudinha aparece!

Cuidados diários 

O espaço precisa receber luz solar por cerca de 2 a 4 horas por dia para que as plantas cresçam saudáveis. Falando em plantas…quais são as melhores para iniciar esse processo?

Os temperos são ótimos para começar com as técnicas de plantio, afinal, além de super úteis na cozinha, são plantas de fácil cultivo. Manjericão, alecrim, sálvia, capim-limão, orégano e tomilho são opções boas.

Sua casa mais viva!

Ter sua horta é um prazer enorme, uma atividade que exige cuidado, porém traz benefícios ótimos. A hortinha é até um adereço decorativo dependendo de como for estruturada. Você pode colocar uma fileira de vasos próximo de uma janela que recebe luz durante o dia, ou deixar um cantinho da sua varanda separado para isso.

É mais verde e mais aromas gostosos e naturais para o seu lar!