Mercado Imobiliário

Imóvel: o investimento mais seguro

Imóveis são espaços. E esse espaço pode ser uma empresa ou pode ser uma residência. Independentemente do que ele for se tornar, o imóvel é um investimento seguro, pois sempre será algo de importância primária para as pessoas.

Um investimento em médio e longo prazo

Seu objetivo pode ser comprar e disponibilizar o imóvel para locação, ou esperar o momento certo para vendê-lo, agora uma coisa aparece como certeira:  segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) existem dados positivos em torno do mercado imobiliário para os próximos anos.

O estudo aponta que o país vai construir cerca de 14 milhões de moradias até 2025. Acelerando o ritmo do mercado imobiliário nos próximos 5 anos.

Os anos de 2020 e 2021 são o período ideal para investir no mercado imobiliário, devido a moeda brasileira desvalorizada, reduzindo o valor de casas e apartamentos.

Após esse período, com a alta da demanda por novas moradias, os valores tendem a subir, e com eles, o lucro na hora de negociar esses imóveis novamente.

Um modelo de negócio com opções

Locação

Desde o momento em que o imóvel é adquirido ele já pode ser colocado para a locação. O aluguel já começa a abater o gasto que você teve com a compra do imóvel, sendo que a venda dele não sai de vista. O aluguel tradicional pode ser negociado através de vários meios. O importante é encontrar um inquilino confiável para que não existam problemas com o pagamento ou danificações no imóvel.

Outra maneira de lucrar é disponibilizando seu imóvel para eventos ou alta temporada. Na praia ou campo é uma boa ideia disponibilizar o local por períodos curtos de tempo para turistas que pagarão um valor superior por menos dias.

Mas esse tipo de negócio não está apenas em locais turísticos que dependem de temporadas. Valinhos e Vinhedo são exemplos, já que se tratam de uma região repleta de chácaras que são ótimos locais para a realização de eventos.

Construção

Terrenos. Eles são o espaço necessário para que os alicerces de um bom investimento cresçam. Construir é uma opção trabalhosa mas que pode levar a grandes lucros. Um terreno tem um preço mais acessível e a construção torna o que antes era apenas um espaço sem nada, em um projeto que será desejado por muitas pessoas.

É importante pesquisar o público alvo de sua construção, e levar em consideração fatores como local e diferenciais que a casa precisa ter para que seja atrativa para possíveis compradores.

Outra sugestão: Investir em imóveis de alto padrão

Um dos segmentos mais seguros de 2019 foi o setor imobiliário de luxo. Os seus lançamentos aumentarem em 142% no ano de 2018. Já as vendas desse tipo de habitação subiram para 92% no mesmo período.

Os dados são do Secovi-SP que também aponta que o poder de revenda de imóveis de médio alto e alto padrão cresceu.

O público busca imóveis maiores, com maior conforto e maiores facilidades próximas da residência. Imóveis com 100m² a 200m², que custam a partir de R$ 800.00,00 e R$ 2 milhões. 57% dessas transações envolvendo esse tipo de imóveis ocorreram à vista, segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP). É um diferencial interessante quando se pensa na venda.

Além de versátil, trata-se de um negócio seguro

Não importa a opção acima que você escolha, ou o tipo de imóvel que você escolhe para investir. Trata-se de um negócio que tem um grande diferencial que vai além das opções: a venda.

Por mais que você não esteja satisfeito com o rumo de seus aluguéis, a opção final da venda sempre pode ser lucrativa. Algumas regiões passam por um processo de desenvolvimento e valorizam bastante.

Por isso quando você compra seu imóvel é interessante ter em mente o local onde ele se encontra. Um bom negócio parte inicialmente do contato com uma imobiliária que conheça a região e os imóveis de seu banco de dados. Isso é a chave para adquirir um imóvel que valoriza no decorrer do tempo e te traz um lucro certeiro.

Um investimento tradicional 

Não tem porque temer. Imóveis não são tão afetados por acontecimentos nacionais ou mundiais. Eles são espaços e são alicerces que sempre tem utilidade. São um investimento tradicional porém versátil, onde a garantia está no próprio imóvel, que pode ser vendido a qualquer momento, provavelmente valorizado.

Trata-se de uma escolha sábia e sólida nesses tempos de instabilidade. Investir num imóvel é investir no que as pessoas estão mais precisando nos dias de hoje: a própria casa.

Ações sobem e descem. Imóveis estão sempre de pé.