Mercado Imobiliário

É seguro comprar um imóvel pela internet?

Os tempos mudaram: cada vez mais, a internet proporciona novas experiências de compra para seus usuários. Roupas, acessórios, móveis, eletrônicos. Para boa parte dos brasileiros, adquirir esses itens online sem sair de casa já faz parte da rotina. Mas e quando a transação é maior? Você compraria um carro pela internet? E um imóvel?

Sites e aplicativos se propõem a fazer esse tipo de negócio sem o intermédio de vendedores ou corretores de imóveis. Proprietário e comprador dialogam e resolvem os detalhes da transação entre si, sem interferências.

Apesar de parecer muito prático, existem alguns problemas nesse esquema. Vamos falar melhor sobre isso? Afinal, uma compra tão grande como um imóvel precisa ser pensada e analisada com cautela. Às vezes o barato sai caro, não é mesmo?

É mais barato?

Um dos grandes benefícios de quem utiliza essas plataformas é: o preço do imóvel cai, já que a parcela de custos da imobiliária não é cobrada do valor total. Ganham proprietário e comprador…certo? Errado!

Apesar de economizar a taxa de corretagem, o comprador não tem nenhuma segurança na justiça da precificação do imóvel. O corretor de imóveis é o profissional designado para tal função, intermediando de forma imparcial e justa para ambas as partes.

Assim, o proprietário define o valor que acha que pode cobrar pela propriedade… e o comprador escolhe aceitar a proposta ou não. Sem garantias e sem uma corretora experiente na jogada, é fácil fechar negócios ruins e acabar saindo no prejuízo.

É seguro?

Outro ponto que deixa a desejar é a questão da segurança do comprador quanto à documentação e segurança jurídica na hora de fechar negócio.

Como não há intermédio de uma imobiliária, o comprador deve se contentar com as promessas e a palavra do proprietário do imóvel.

Vamos supor que a propriedade em questão esteja sendo penhorada, por exemplo, por uma dívida antiga. O comprador, infelizmente, sairá no prejuízo – e a única forma de resolver o problema será no boca-a-boca ou na justiça.

Eventualmente, talvez ele contorne a situação, mas o fato é que o processo será longo, demorado e cansativo para todas as partes envolvidas.

A imobiliária garante a segurança das partes

Quando o processo é feito por intermédio de uma imobiliária, tudo é averiguado e garantido pelo corretor de imóveis antes mesmo de ter início o processo de negociação. Por isso mesmo, é 100% seguro!

Se você for mais experiente nesse assunto, talvez consiga se esquivar de possíveis golpes ou prejuízos na busca por imóveis em apps e outras plataformas…mas se é marinheiro de primeira viagem, cuidado redobrado! Procure uma imobiliária de sua confiança e garanta que não será passado para trás.