Lançamentos

Vantagens e desvantagens de comprar um apartamento na planta

Se você pensa em comprar um apartamento – especialmente se é o seu primeiro lar – você provavelmente já se indagou: comprar na planta ou não? Preparamos um texto especial para falar sobre o tema. Conheça as vantagens e desvantagens de comprar um apartamento na planta:

Vantagens

Comprar um apartamento na planta possui muitas vantagens e talvez a maior delas seja o custo-benefício dessa aquisição.

Custo-benefício

Apesar de ser uma compra incerta (afinal, você não poderá VER, de fato, o imóvel até que as obras estejam concluídas), o valor da compra cai bastante quando se adquiri um apartamento antes da finalização do empreendimento.

Além disso, o comprador pode se planejar melhor quanto ao valor das parcelas, já que tudo pode ser negociável. Valor da entrada, valor mínimo das parcelas, etc.

Já para comprar um imóvel pronto, é necessário ter mais dinheiro na mão. O valor total da aquisição, nesse caso, também é superior.

À sua maneira

A personalização dos ambientes também é um grande atrativo para quem opta por comprar um apartamento na planta. O proprietário tem a opção de escolher o acabamento, piso, disposição de ambientes, enfim, de montar o apto à sua maneira.

Essa opção não existe para quem compra o imóvel já pronto, por exemplo.

Alta valorização

O imóvel adquirido na planta tende a se valorizar mais do que aquele comprado já pronto ou em uso. Isso acontece, basicamente, por dois motivos: o primeiro é a oferta e o segundo são os baixos custos de manutenção de imóveis novos, por motivos óbvios. Apartamentos mais antigos precisam de reformas, mais do que imóveis recém-construídos.

Quem compra imóveis para vender pode achar esse benefício muito atrativo, já que a tendência é que o imóvel se valorize cerca de 20 ou 30% desde a compra.

Desvantagens

Nem tudo são flores, certo? É indicado que você esteja ciente também das desvantagens de adquirir um imóvel na planta. Contratempos na construção, insatisfação com o resultado final da obra, gastos inesperados… muita coisa pode atrapalhar o sonho de mudar para o seu novo apartamento. Vamos falar melhor sobre isso:

Incertezas

Adquirir um imóvel nestas condições é sempre um risco. Sempre existe a chance de atraso nas obras – e não necessariamente por má administração, mas por condições climáticas, por exemplo – ou de receber um apartamento que não saiu exatamente como o planejado.

Despesas extras

É inevitável: você vai gastar com coisas além do valor de compra do imóvel. Materiais, acabamento, pias, enfim… muitos itens entram nessa conta.

Esses valores também devem ser calculados antes da compra, para garantir um panorama real do valor desembolsado com o imóvel.

Ao comprar um apartamento pronto, por exemplo, isso não acontece, garantindo um pouco mais de segurança financeira ao comprador.

O negócio é ponderar

A verdade é: ao decidir pela opção que melhor serve seus objetivos, tudo deve ser considerado. Se você tem necessidade imediata de mudança, optar pelo apartamento na planta definitivamente não é uma boa ideia.

Por outro lado, se você não está desesperado para se mudar e quer viver num imóvel planejado para você, à sua maneira, a opção é bastante indicada. Seja como for, pondere, considere todas as opções disponíveis antes de tomar sua decisão!

Essas são as dicas da Madia Imóveis para você, que quer um apartamento para chamar de seu. Que tal dar uma olhada nas opções que temos disponíveis em nosso site? Clique aqui e conheça algumas delas.