Mercado Imobiliário

5 coisas para considerar na hora de escolher um imóvel para alugar

Você já pensou muito sobre o assunto e decidiu que chegou a hora: está decidido a alugar um novo imóvel para morar. Não importa se você busca por um apartamento, uma casa compacta ou grande o bastante para acolher sua família, as dúvidas sempre surgem quanto ao imóvel ideal a ser escolhido.

A Madia Imóveis sabe disso e, para te ajudar a começar a triagem dos imóveis que deseja visitar, separamos 5 coisas que você deve considerar na hora de alugar um imóvel. Vamos às dicas?

1 – Localização

Sem dúvidas, um dos pontos mais importantes a serem analisados é a localização que você deseja morar. Quem nunca amou um apartamento, mas abriu mão porque o bairro onde estava localizado não era ideal?

Se isso já aconteceu com você, parabéns! Você foi prudente na sua decisão. Não apenas levando em consideração a segurança ou estrutura do bairro, a localização é importante porque vai reger quanto tempo você levará para se deslocar da casa para o trabalho, para o supermercado, a academia que frequenta, etc.

Na prática, morar próximo à onde você consome serviços e produtos é uma mão na roda: menos tempo no trânsito é sinônimo de mais qualidade de vida, menos atrasos e mais praticidade para você.

2- Valor do aluguel

Sei o que você está pensando: esse tópico é mais importante do que o primeiro da lista. De fato, traçar um planejamento financeiro e definir quanto você está disposto a desembolsar por mês com aluguel e outros custos mensais é de extrema importância, mas nem sempre deve reger o negócio.

Às vezes, pagar um pouquinho a mais do que o esperado (mas tudo dentro dos seus limites financeiros, claro) vale a pena se o imóvel mais caro for melhor localizado ou preencher os outros requisitos que vamos citar nesse artigo.

Levando isso em consideração, estipule um valor máximo e mínimo que você pode pagar e comece a triagem. Depois de seguir essas duas dicas, já é hora de acionar um de nossos corretores!

3- Reformas / Condições do imóvel

Com certeza, você já espera ter alguns gastos a mais quando se mudar – com contas, móveis e outros – mas gastar com reforças não deve ser um deles. Prestar muita atenção nas condições do imóvel é importante para garantir que não haverão surpresas depois da mudança, e não estou falando apenas do custo financeiro.

Normalmente, quando o local precisa de alguma reforma, quem arca com esses custos é o proprietário (aliás, contar com uma imobiliária é garantia de que isso irá acontecer), mas não há como negar: receber pedreiros e cuidar da reforma na prática é uma pedra no caminho.

Deixe suas necessidades claras para o corretor logo no primeiro encontro: se o que você procura são imóveis já prontos para morar, com as reformas em dia, ele certamente terá muitas opções para lhe apresentar.

4- Vizinhos

Isso é muito importante para escolher seu novo lar: pergunte ao corretor sobre a vizinha, os vizinhos ao lado, a dinâmica do bairro. Uma comunidade tem costumes e hábitos singulares e escolher um local que combine com seu estilo de vida é mais uma garantia da sua satisfação. Nossos profissionais conhecem a cidade como a palma de suas mãos e certamente saberão indicar os imóveis que mais combinam com você.

5-Pense a longo prazo

Quase ninguém fala sobre esse tópico, mas ele também é algo a ser considerado antes de firmar um contrato de aluguel. Quando visitar um imóvel, questione-se: esse apartamento (ou casa) serve os meus propósitos a longo prazo?

Se você está em um momento de transição na vida, talvez a resposta não esteja na ponta da língua, mas sempre existem formas de diminuir os riscos de precisar romper o contrato de aluguel antecipadamente. Isso é ruim para quem aluga e também para você, que ocupa o imóvel (gera mais custos com mudanças, tempo para procurar novos lugares para morar e etc).

Por fim, o conselho final é: pense bem antes de assinar um contrato e analise com cuidado todas as opções. Alugar um imóvel pode – e deve – ser uma experiência prazerosa para você, e não ao contrário. Mudar-se para um novo lar renova os ares e, com certeza, o imóvel perfeito está a sua espera.

Quer dar uma olhada em algumas opções? Clique aqui.