Casa e Construção

Vantagens e desvantagens de comprar um terreno para construir

Se você quer se mudar, já se pegou no questionamento: devo procurar por um terreno ou um imóvel pronto? Se esse for o seu caso, esse texto foi feito para você. Vamos falar sobre as vantagens e as desvantagens de comprar um terreno e apostar na construção do seu imóvel ao invés de comprar uma casa pronta para morar.

Por que construir?

Temos alguns bons motivos para te convencer a cogitar comprar um terreno ao invés de uma casa pronta. O primeiro deles a gente vai introduzir com um ditado: “se você quer algo bem feito, faça você mesmo”.

Construa como quiser

O fato é que não há nada melhor do que mudar-se para um imóvel que tem a sua cara e foi projetado de acordo com seus gostos pessoais e necessidades.

Desde o início da procura pelo terreno, você já faz escolhas: mais espaço interno, menos quintal. Mais privacidade, menos isolamento. Tudo à sua maneira! Ao final do processo, você terá uma casa do jeito que sempre quis, sem necessitar de reformas ou modificações.

Baixo custo

Outra ótima razão para construir é o custo do imóvel: se sua construção for bem planejada, os custos devem ser muito inferiores ao de adquirir uma casa pronta. Um belo motivo para cogitar a opção, certo?

Se você pretende adquirir um imóvel para revender, esse argumento é ainda mais importante para você! Menos custo na produção, mais lucro no final.

E os contratempos?

Bem, como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens de optar por construir sua casa nova do zero. Uma delas é estar sujeito à contratempos durante a construção. Pode acontecer? Sim. Mas contratar profissionais experientes já é um bom primeiro passo e pode evitar algumas dores de cabeça.

Construa ZEN

Construir requer paciência e mão de obra qualificada para garantir que tudo corra bem.

Aliás, se você tem pressa para se mudar, comprar um terreno pode não ser boa ideia: é na pressa da mudança que proprietários acabam tomando decisões das quais vão se arrepender – seja por falta de recursos financeiros imediatos ou ansiedade para mudar-se para o novo lar.

Por exemplo: optar por produtos mais baratos, mas que vão causar problemas no futuro (infiltrações, panes elétricos, etc). O barato sai caro, o prazo de finalização da obra se estende e o proprietário acumula problemas para lidar!

Resumindo: construa, mas construa com calma e sem tomar decisões precipitadas.

E aí? Já se decidiu? Temos algumas opções que vão te ajudar a tomar sua decisão. Confira!