Mercado Imobiliário

Quero comprar um imóvel. Quanto custam as despesas com documentação?

Se você está pensando em comprar casa, atente-se a este post. Além dos gastos normais de entrada e parcelas, existem impostos, documentação e alguns investimento necessários. Se você tem dúvida em relação a esses documentos, que devem ser pagos antes mesmo da mudança, acompanhe nossa lista.

Registro

O registro do imóvel deve ser feito no cartório, para comprovar que é o proprietário do imóvel. O valor pode mudar dependendo da cidade, estado, tamanho da casa, e valor do imóvel. Mas para que vocês entendam melhor um imóvel no valor de 150 mil reais, no registro ficará em torno de R$ 2.274,92.

Imposto

Mais conhecido como Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), é em média 2% do valor total da casa, lembrando que o ITBI se aplica ao valor de transação do negócio.  

 

Além das documentações é importante levar em consideração outros gastos, como:

Mudança

Este é um valor a se pensar, porque quanto mais longe mais cara ficará esta mudança. Pensando que é um dinheiro imediato, e que muitas vezes não pode ser parcelado, deve entrar no planejamento de gastos.

Reformas

Imprevistos acontecem, e você deve se preparar. Reparos e reformas são sempre necessários, apenas quando nos mudamos, passamos a reparar em certas situações como como, torneiras espanadas, encanamento, pintura, entre outras.

Por isso, faça orçamentos, e tenha uma poupança 3x maior do que o valor dos consertos.

 

Deixe um comentário