Mercado Imobiliário

Aprenda a adaptar a casa para a melhor idade

Hoje vamos falar um pouco sobre a melhor idade, e como diminuir o risco de acidentes caseiros, além de trazer mais conforto para seus familiares.

É natural que idosos tenham a locomoção e visão prejudicada, por exemplo, o surgimento de doenças como labirintite podem comprometer o equilíbrio.

Uma reforma geral na casa pode ser necessária, mas hoje temos dicas simples para cada cômodo, que poderão ajudar no reforço da segurança.

Sala

Na sala as melhores opções são móveis firmes, fixados no chão ou em paredes. Cadeiras e poltronas baixas, ao alcance dos pés, para facilitar o movimento de sentar e levantar. Aparelhos de TV e som, sempre com controles remotos, telefone próximo e em lugar acessível.

Evite decorações com objetos que possam causar acidentes, pontiagudos, por exemplo, e claro não deixe nada que impeça a passagem.

Cozinha

Na cozinha a dica é adaptar a pia numa altura acessível ao idoso, para que ele possa manusear pratos e lavar louça. Armários seguem o mesmo pensamento, para que ninguém precise de escadas ou bancos para alcançar os utensílios.

Quarto

O mais importante neste cômodo, é manter os móveis sempre nos mesmos lugares, idosos tendem a se movimentar mais pela intuição do que pela visão.

O ideal é que todas as quinas sejam arredondadas ou que recebam alguma proteção, evite utilizar materiais como vidro, espelhos e plásticos.

Banheiro

Evite o uso de tapetes, isto vale para todos os cômodos, eles podem escorregar. Instale barras de apoio próximas ao boxe, e vaso sanitário. Utilize produtos de limpeza que não deixem o piso escorregadio.

Área Externa

Tente consertar qualquer fissura no piso, para que ninguém tropece, opte por pisos antiaderentes, já que terão contato com a chuva. Aproveite para remover vasos ou objetos que possam atrapalhar a passagem.

Deixe um comentário