Mercado Imobiliário

Como se preparar para comprar um imóvel?

A compra de um imóvel é uma das decisões financeiras que mais comprometem o orçamento e, por isso, deve ser bem avaliada.

Quem vai comprar um imóvel financiado, deve estar ciente que poderá comprometer até 30% da sua renda por um período de até 3 décadas. Afinal, para dar entrada na maioria dos financiamentos é preciso ter 20% do valor do imóvel em mãos.

Veja a seguir, algumas dicas de especialistas para se planejar financeiramente para a compra da casa própria:

  • Saiba quanto você pode gastar

Isso deve incluir os gastos com documentação e decoração, os gastos com decoração costumam representar de 20% a 30% do valor do imóvel.

  • Poupe até obter 20% do valor do imóvel

O segundo passo é juntar dinheiro para dar a entrada no financiamento, já que a maioria das linhas de crédito permite financiar até 80% do valor do imóvel.

  • Poupe 30% da sua renda

Dessa maneira, o futuro comprador já se acostuma a viver sem essa parcela de seu orçamento, que estará comprometida por até 30 anos, dependendo do prazo do financiamento.

  • Contenha o entusiasmo

Procure não comprar o imóvel no mesmo dia em que foi vê-lo. Nada é tão sensacional que não permita ir para a casa refletir sobre a compra.

  • Considere que a casa traz despesas

O financiamento do imóvel pode comprometer até 30% da renda. Porém, com uma casa chegam também as contas de água, luz, telefone, IPTU, seguro, condomínio, os gastos com alimentação. São muitas despesas para as quais o futuro proprietário precisa estar preparado financeiramente.

  • Pense no seu futuro

A família vai crescer ou diminuir? Há perspectiva de ter mais filhos ou eles estão em idade de sair de casa? Refletir sobre o assunto evita que a casa tenha de ser vendida num curto período de tempo.