Mercado Imobiliário

O que afeta o valor de um imóvel?

Em uma avaliação de imóveis, vários fatores são observados e influenciam no valor de um imóvel. Confira nossa lista dos principais influenciadores

Localização

Responsável por cerca de 25% do preço da casa ou apartamento, os imóveis situados em uma área onde há hospitais, farmácias, bancos e supermercados acessíveis levam vantagem.

As pessoas preferem morar próximas a serviços, por isso shoppings, estádios, ruas calmas e fácil acesso ao transporte público também possuem influência para elevar o preço do imóvel.

Segurança

Viver em um bairro seguro é o desejo da maioria das pessoas, que muitas vezes optam por morar em um apartamento ou condomínios fechados. Além disso, quanto maior for a infraestrutura que protege o empreendimento e seus moradores, mais valorizado ele será.

Como por exemplo, portão automático com rápida abertura, chaves de porta com segredo e elevador automatizado, que possui código por andar, são itens que atraem os moradores.

Vaga na garagem

Por falta de lugar na rua e também em razão da segurança, possuir um local para estacionar o automóvel dentro do imóvel é levado muito em consideração.

Área de lazer

Outro fator de influência no preço do imóvel é a área de lazer oferecida, responsável por cerca de 10% do preço da propriedade. Por isso as incorporadoras estão apostando na diversidade de opções que envolvem a área de lazer, com empreendimentos que oferecem sala de cinema, brinquedoteca, salão de festa, área para praticar esporte, além de piscina e churrasqueira, que são atrativos que costumam chamar a atenção do comprador.

Tamanho e Modelo

Casas maiores tendem a valer mais que as outras. Porém não há só valores monetários que devem ser levados em consideração. Hoje em dia, com a vida corrida que muitos de nós temos, preferimos comprar uma casa menor, isso porque não passamos muito tempo nela, além de economizar tempo em sua manutenção. Caso sua intenção seja construir uma casa para vender ou alugar é importante ter em mente o tipo de público que sua cidade, ou bairro possui, tanto de tamanho como modelo.