Mercado Imobiliário

Saiba mais sobre hipoteca

O termo Hipoteca é mais usado nos Estados Unidos, aqui no Brasil chamamos de “crédito com garantia de imóvel” ou “refinanciamento imobiliário”. 

Nada mais é que um tipo de empréstimo no qual, se você tem um imóvel ou um automóvel, pode oferece-lo como garantia assegurando o pagamento da dívida.

É um tipo de empréstimo para três tipos de perfis de cliente: 

  • Pessoas que buscam dinheiro para a quitação de dívidas de alto valor;
  • Empreendedores que precisam levantar um capital de giro para suas empresas ou para investimentos;
  • Pessoas que querem comprar um outro imóvel e não conseguiram por meio de financiamento imobiliário

Resumindo, você faz um acordo com o Banco. Se tem um imóvel ou automóvel já quitado, seu banco toma seus bens como garantia, caso não seja paga a dívida. Mas atenção, como todo tipo de empréstimo, a hipoteca possui prazos (30 anos) para quitação da dívida e juros.

Apesar de tudo, a hipoteca é um ótimo meio para investimento pois se consegue o dinheiro necessário rapidamente, seja para quitação de dívidas (quitando tudo que tem em aberto e ficando apenas com uma parcela), investimento ou para capital de giro imediato.

Como é possível ver na tabela, o empréstimo com garantia de imóvel chega a ser mais de 80% mais barato do que as linhas de crédito convencionais, como o cartão de crédito e o cheque especial.