Mercado Imobiliário

Casa ou apartamento?

Após levantar o dinheiro necessário para a compra de um imóvel, algumas pessoas tem a seguinte dúvida: O que é melhor, comprar uma casa ou um apartamento?

Estamos falando da aquisição de um novo lar, por isso, é muito importante pensarmos nas vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções antes de realizarmos a nossa escolha, evitando surpresas desnecessárias.

Nesse post, pretendemos ajudar vocês a fazerem suas escolhas. Confira a seguir!  

CASA

Uma das principais características de uma residência em casa é o espaço que geralmente é bem maior. É possível fazer alterações na planta do imóvel ou criar uma casa maior e que tenha diversas dependências. Há também a vantagem de ter um quintal, quem gosta de jardinagem ou espaço para lazer e outros usos, sem dúvida a casa é a melhor opção.

As casas tem mais espaço de garagem e permitem entrada de vários automóveis ao contrário dos apartamentos onde essas vagas são limitadas e fixas.

Não é necessário pagar o condomínio. Muitas pessoas alegam que pagar taxa de condomínio é o mesmo que pagar aluguel. Não é, mas isto é uma vantagem de morar em casa e em bairro aberto. Não ter taxas fixas de serviços para pagar.

Porém, o quesito segurança fica em aberto, uma opção para resolver esse problema, é a compra de casas em condomínios horizontais fechados, embora, nesse caso, terá que arcar com a taxa do condomínio, vale a pena colocar na balança o que é mais importante.

APARTAMENTO


A segurança sempre é o ponto mais forte para defender a opção por apto. De fato é um fator favorável, especialmente se você tiver uma portaria monitorada e controle de acesso ao prédio. Este é um diferencial importante hoje onde as ruas não são seguras e a busca por moradias que proporcione mais segurança é um fator constante.

Mas tem algo que incomoda bastante nos edifícios residenciais que são os casos comuns de barulho. É claro que hoje existem edifícios que tem projetos acústicos que minimizam este problema, mas em muitos casos ele ainda é comum.

Outro ponto que você deve ser avaliado é se o prédio onde você pretende comprar ou alugar tem escadas ou elevadores. Em prédios com poucos andares é comum não ter elevador e embora seja uma vantagem, pois o condomínio geralmente é mais barato, muitas pessoas reclama de ter que subir as escadas com compras, ou até carregando os filhos.

Para concluir, deixamos aqui a nossa maior dica, pense que em que momento sua vida está, quais serão suas prioridades e objetivos daqui a 5 ou 10 anos.

A partir de então você conseguirá se visualizar morando em uma casa ou um apartamento.