Mercado Imobiliário

O que é amortização de financiamento imobiliário?

Um financiamento pode durar de 15 a 30 anos, mas não significa que você precise levar todo esse tempo para quitar a sua dívida. O valor das parcelas não precisará necessariamente ser aquele até o fim. Quando conseguir obter recursos extras, você pode fazer o que se chama de amortização, que nada mais é do que adiantar o pagamento ao banco, reduzindo o saldo devedor do seu imóvel, pagando menos juros e dessa maneira acelerar a quitação da casa própria.

Para amortizar o saldo devedor existem duas opções possíveis, a primeira é amortizar para redução da prestação e a segunda é amortizar para redução do prazo que ainda falta para o financiamento.

Para saber como amortizar o seu financiamento imobiliário, você deverá levar em conta algumas variáveis, como taxa de juro embutida, prazo restante do financiamento, sua idade (ela influência no preço do seguro), sistema de amortização e saldo devedor.

Portanto, quando você amortiza a quantia que ainda está devendo, do seu financiamento imobiliário, na verdade você está deixando de pagar os juros e encargos que incidiriam sobre a quantia amortizada. Como você está pagando o banco antes do que ele esperava receber, não são cobrados juros. Essa é a primeira vantagem da amortização. A segunda é a possibilidade de escolher o melhor caminho para o seu planejamento financeiro.

Use o FGTS para amortizar

Se você for empregado com carteira assinada, pode fazer uma amortização com os recursos do seu FGTS. Do ponto de vista financeiro, usar o FGTS para amortizar o saldo devedor é uma ótima opção, pois o o dinheiro só rende 3% ao ano mais TR, perdendo para a inflação, mas é preciso lembrar que o FGTS também é uma espécie de seguro para quando se é demitido sem justa causa.

Para a utilização do FGTS, o intervalo mínimo é de 02 anos, contados a partir da data da última amortização/liquidação procedida pelo mesmo trabalhador. É possível pagar até 80% de 12 prestações a vencer ou vencidas, desde que não haja mais que três parcelas em atraso.