Mercado Imobiliário

Valinhos é 69ª em ranking de cidades da Revista Exame

Valinhos é a melhor cidade em Desenvolvimento Social em todo o Brasil. A afirmação é da Revista Exame, por meio do ranking elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado no último dia 5 de outubro. A pesquisa levantou as 100 cidades brasileiras, acima de 100 mil habitantes, com condições mais favoráveis para instalação de empresas.
No ranking geral, Valinhos ficou na 69ª posição, com 9,6 pontos. Entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), a Capital do Figo Roxo ficou na 3ª posição, atrás apenas de Campinas (14º lugar geral com 11,4 pontos) e Indaiatuba (29° lugar geral com 10,51 pont0s). Americana é a quarta (e última) cidade da região no ranking, na 90ª posição geral com 9,27 pontos.
No levantamento da Urban Systems são checados 28 indicadores de Desenvolvimento Social, Capital Humano, Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico. Cada indicador tem um peso conforme sua importância e atualidade, totalizando 27 pontos.
No indicador de Desenvolvimento Social, Valinhos lidera a lista de 100 cidades, acima de São Caetano do Sul (2°), em São Paulo, e Balneário Camboriú (3°), em Santa Catarina. Um dos pontos positivos de Valinhos, segundo a Urban Systems, é a média de homicídios por armas de fogo para cada 100 mil habitantes. Os dados, de 2015, são que na Capital do Fixo Roxo a média é 3,3 homicídios para cada 100 mil habitantes. A média nacional, no entanto, é muito maior: 28,9 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Segundo o prefeito Orestes Previtale (PMDB), a qualidade de vida em Valinhos é um diferencial, com índices de primeiro mundo. “Além disso, o resultado apresentado pela revista Exame revela o potencial econômico do município. É só olharmos os números mais recentes do Caged, que nos colocam  como líderes na geração de emprego entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas em agosto. Foram 524 vagas em um único mês, e ainda sem contar com o anúncio da vinda da rede Boa de supermercados, que vai abrir uma unidade na cidade e gerar 180 empregos. Temos uma condição muito favorável, e a Prefeitura tem trabalhado incansavelmente para melhorar ainda mais esse cenário, para atrair empresas e gerar emprego e renda”, contou.
Desde 2014, a Urban Systems elabora o ranking dos 100 municípios brasileiros que reúnem as condições mais favoráveis para a instalação de novas empresas, não importando o segmento delas.

Autor: Luiz Felipe Leite -Repórter