Mercado Imobiliário

Dicas para ambientes pequeno

A valorização do metro quadrado nos últimos anos levou a diminuição da metragem de casas e apartamentos e tornou cada vez mais comuns ambientes pequenos. Nestes casos, é preciso aproveitar cada espaço na hora de decorar.

Para isso, planejamento é fundamental! Para não correr o risco de comprar algo que não vá caber no imóvel é necessário medir todos os cômodos antes de ir à loja. Outra sugestão é investir em móveis sob medida. Eles se encaixam perfeitamente no local, se adequam às necessidades do morador e evitam o desperdício de espaço.

Evite usar cores escuras como base, pois elas transmitem a sensação de diminuição do ambiente. Cores neutras, como o branco e o bege, devem ser usadas e complementadas com acessórios de cores mais ousadas.

Essa estratégia também ajuda a economizar: caso enjoe das cores no futuro, não é necessário reformar o ambiente todo – basta trocar as peças complementares. Outra dica para conseguir a sensação de amplitude é utilizar espelhos nos cômodos.

Móveis e acessórios multifuncionais são grandes aliados na hora de decorar locais pequenos. Sofás que se transformam em camas, mesas de centro com abertura para puffs e varais retráteis ajudam a ganhar espaço. Usar nichos ao invés de estantes para guardar livros e objetos também.

Integrar ambientes é outra também é uma saída interessante para solucionar o problema dos recintos apertados. Ela é utilizada em cozinhas americanas ou ao juntar salas de jantar e de televisão.

Por fim, também é possível adotar portas de correr ao invés de portas de abrir. Isto porque portas de abrir exigem um espaço para serem abertas, diferente das de correr, que deslizam e economizam a área de passagem.