Mercado Imobiliário

Dicas para decorar uma casa alugada

Algumas das principais dúvidas de quem se muda para uma casa alugada giram em torno do que fazer para decorar o local. É permitido alterar as cores das paredes? É possível colocar quadros? O que fazer quanto aos móveis? Confira as respostas para estas e outras dúvidas nas dicas abaixo:

1- Tem medo de modificar as paredes? Esqueça!

Primeiro é preciso deixar claro que isso não se refere a mexer na estrutura da casa, mas sim do uso de cores, quadros, prateleiras e adornos na decoração. Se o contrato não permite furos na parede, é possível prender quadros com fita dupla face criadas especificamente para isto. Também existem acessórios com ventosas para o banheiro e a cozinha.

Caso tenha vontade de mudar a cor das paredes, o faça sem preocupações: apenas se lembre de pintar o imóvel na cor originária antes de se mudar para uma nova casa ou apartamento. Muitas vezes, no contrato de aluguel esta pintura antes da devolução já consta como obrigatoriedade do locador.

2- Descubra os adesivos para casa

Caso não queira pintar as paredes, existem outras alternativas. Papéis de parede não são muito recomendados pois tem a remoção complicada, porém os adesivos de parede tem preço acessível e são fáceis de instalar e remover. Eles dão vida aos cômodos do imóvel, ajudam a modificar o espaço e também podem ser aplicados em portas.

Outro ponto em que a mudança é possível são os azulejos de imóveis alugados. Eles dificilmente são novos e o motivo é simples: como são casas para alugar, os proprietários evitam grandes investimentos em acabamento.

Para resolver este problema é possível usar adesivos específicos, que mudam a aparência datada do ambiente. Além de práticos como os de parede, eles estão disponíveis em uma infinidade de cores e estampas, o que facilita a renovação visual do cômodo em questão.

Existem soluções adesivas até para os pisos. Os pisos vinílicos autocolantes pertencem à mesma família dos adesivos citados acima e são colados sem que o original seja modificado. Assim se atualiza o visual do ambiente e evita que o piso se desgaste.

3 – Olho nos detalhes

Manter torneiras velhas, tomadas antigas, espelhos de interruptores, maçanetas descascadas e puxadores originais não é necessário. É possível trocá-los por peças mais atuais, basta guardar as antigas e reinstalar quando for entregar a casa. Estes detalhes são pequenos, mas trazem um efeito instantâneo quando substituídos.

Tapetes, cortinas e persianas trazem sensação de conforto e disfarçam imperfeições. Também não esqueça de almofadas, mantas, livros e demais objetos que garantam que o estilo pessoal e ajudem a deixar o imóvel mais aconchegante.”