Decorações

A importância da decoração para o bem-estar

É amplamente conhecido que ambientes limpos e organizados afetam consideravelmente o humor daqueles que os frequentam. A decoração de interiores tem a função de harmonizar cores, acessórios, móveis e artigos decorativos, levando sempre equilíbrio ao ambiente e bem-estar aos que ali convivem.

Além de mudar completamente o ambiente a decoração também transmite  sensações diversas. Escolher bem a cor de um local é essencial para garantir a harmonia, pois cada uma delas altera as emoções e o humor de maneira diferente.

O verde, por exemplo, se bem aplicado acalma e relaxa. Porém, se usado de forma exagerada, causa monotonia. O roxo também acalma o sistema nervoso, mas ao ser combinado com cores escuras passa a sensação de melancolia. Achar o equilíbrio é muito importante para conseguir o efeito desejado.

O mobiliário deve ter o toque do morador. Comprar por impulso todo o ambiente demonstrado no showroom de uma loja ou copiar tudo de uma revista especializada não é a melhor solução. É da escolha pessoal e bem pensada que nasce o conforto emocional necessário para transformar a casa em um refúgio que isola e protege das intempéries e agitações da vida moderna.

Já os acessórios dão o toque especial a decoração. Tapetes e cortinas funcionam bem para preencher os espaços e personalizar o ambiente. A iluminação adequada garante que o efeito desejado – indo desde o relaxamento até a concentração – seja alcançado com sucesso.

Porém aqui vale um alerta: quando se fala em acessórios, menos é sempre mais! Muita informação de cores, texturas ou objetos gera confusão e desconforto visual e acaba com todo o projeto decorativo.