Mercado Imobiliário

Cinco razões para investir em imóveis em 2017

Seja para ganhar com aluguéis ou com a venda de imóveis, este é um excelente ano para investir em imóveis. Entenda os motivos nas dicas abaixo.

1-) A Taxa de Juros e a Inflação estão em queda

Em razão da queda da Taxa Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) e da inflação, o rendimento obtido com o aluguel de imóveis tem sido maior do que o dos investimentos em títulos públicos.

Isso ocorre porque, enquanto investimentos em renda fixa são atrelados a estes índices, os aluguéis são, na maioria das vezes, corrigidos por outros indicadores como o “Índice Geral de Preços do Mercado” (IGP-M), o “Índice Nacional de Preços ao Consumidor” (INPC) ou o “Índice de Preços ao Consumidor Amplo” (IPCA).

2-) A oferta está maior que a procura

Esta dica vale para quem compra imóveis para vender. Atualmente a oferta de imóveis está maior que a procura, por isso a taxa de desocupação anda em alta. Isto favorece quem tem dinheiro para comprá-los, uma vez que proprietários com unidades residenciais ou comerciais há muito disponíveis tendem a vender a propriedade para se livrar dos custos. Sendo assim, agora é possível comprar imóveis com grandes descontos.

3-) A valorização

Mesmo em um momento de baixa procura, imóveis dificilmente desvalorizam – até em um ano ruim para a economia nacional como 2016 houve valorização no mercado imobiliário. A projeção dos especialistas é de que no prazo máximo de dois anos e meio este mercado volte a ficar aquecido. Quando isso ocorrer, a valorização será bem maior que a atual e ganhará mais quem tiver aproveitado este momento de baixa para investir.

4-) A segurança

Imóveis são o tipo de investimento imune à quebra de bancos e ações governamentais. Este é o motivo pelo qual a compra deles é historicamente considerada a maneira mais estável,segura e de baixo risco para se aplicar dinheiro. Além disso, apesar de variável, sempre existirá a demanda por este bem.

5-) A diversificação de investimentos

Os especialistas em finanças pessoais recomendam que os investimentos sejam diversificados. Não é bom investir todo o patrimônio em um único tipo de produto, como ações na bolsa de valores ou títulos públicos, para não correr o risco de perder todo o capital acumulado durante a vida caso o mercado financeiro passe por alguma turbulência.

Pensando nisso é interessante investir no mercado imobiliário, pois como dito anteriormente, sempre há demanda, o investimento é um dos mais seguros existentes e a valorização é garantida.”