Casa e Construção Mercado Imobiliário

Construir imóveis para vender ou alugar?

Antes de decidir a estratégia adotada para investir em imóveis é importante levar algumas variáveis em consideração. Construir pode trazer mais lucro do que comprar pronto para revender pelo simples fato de que quando compra pronto se paga não apenas o custo de construção, como também o lucro de quem a bancou. Por isso, construir imóveis para venda ou locação pode parecer uma boa estratégia.

Porém, antes de seguir este caminho é bom ficar atento a alguns fatores, como a localização e o tipo da construção. Esses dois pontos são essenciais para garantir um bom valor de venda ou facilitar a locação.

Uma casa construída em um bairro com fácil acesso via transporte público, considerado seguro e com bom padrão de construção será mais valorizada que outra em um bairro isolado e sem segurança. Como a locação de um imóvel comercial será mais cara em um ponto com estacionamento, outros comércios próximos e boa visibilidade.

São estes fatores também que diminuem os riscos de que o imóvel fique vago ou disponível para venda por muito tempo. Enquanto o imóvel estiver assim, além de não ganhar um centavo sequer, existem gastos como o IPTU e a manutenção do bem.

Também é importante levar em consideração todos os custos envolvidos na construção, desde as taxas e impostos para compra do terreno até o valor de construção do m², o prazo para conclusão da obra e a estimativa de tempo para venda ou locação.

Com todas estas variáveis em mãos, é possível comparar a projeção de lucro com o imóvel e os rendimentos de um investimento em renda fixa que dure o mesmo prazo e descobrir se a construção é realmente vantajosa.”