Mercado Imobiliário

O que você precisa saber na hora de comprar e vender imóveis?

Para comprar:

Antes de pesquisar o seu imóvel

1-) Defina um alvo

Antes de sair pesquisando é preciso definir o tipo de imóvel que será comprado. Não só porque o apartamento pequeno e bem localizado que está com preço imperdível não vai atender as necessidades da família com três filhos; ou a casa espaçosa no bairro tranquilo e afastado não é a melhor escolha para o solteiro que depende do transporte público.

Mas também porque, depois de ver o imóvel dos sonhos, poucos se contentam com uma casa menor num bairro mais simples – mesmo que a opção mais conservadora seja a escolha que faz mais sentido para não comprometer a renda familiar nos anos seguintes.

2-) Conheça seus limites financeiros e os custos envolvidos na operação

A não ser que tenha o dinheiro para comprar o imóvel à vista, será necessário financiar a operação. E para não correr o risco de achar a casa ou o apartamento perfeito e ver o gerente do banco negar o empréstimo, é importante conhecer o limite disponível.

Os principais bancos do país realizam simulações gratuitas de financiamento imobiliário, seja pelo site ou nas agências. Através desta simulação, o interessado conhece o limite pré-aprovado e o valor das parcelas mensais a serem pagas para quitar a compra do imóvel.

Depois de conhecer estes números é interessante guardar todo mês o valor apontado como o da futura parcela. Se ficar muito difícil cobrir as contas do mês, é um sinal de que a parcela é muito alta e talvez seja melhor procurar um imóvel mais barato.

Vale lembrar que além do valor do imóvel, a compra também tem outros custos envolvidos, como despesas de compra e venda, taxas dos cartórios e o imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI), que varia de cidade para cidade.

Também é bom ficar atento ao percentual de comprometimento da renda mensal representado pelo financiamento. Especialistas em finanças pessoais apontam que o ideal é não ultrapassar o limite de 30% do salário com as parcelas.

Achei o imóvel perfeito, e agora?

3-) É hora de negociar

Na hora de negociar os valores e condições algumas dicas podem facilitar a operação. A primeira delas é não negociar no ambiente formal de trabalho, pois nestes locais as pessoas são mais cuidadosas ao compartilhar informações. Uma boa estratégia é convidar o vendedor para tomar um café ou almoçar perto do local de trabalho. O ambiente menos formal quebra a tensão da negociação e faz as informações fluírem melhor.

Outra dica valiosa é nunca entrar em conflito. Por mais óbvio que isso pareça, são numerosos os casos em que negócios não deram certo porque as partes tiveram um atrito ou não simpatizaram. As pessoas tendem a decidir favoravelmente por quem simpatizam. Bons negociantes sabem disso, por isso se mantém sempre amigáveis e dispostos a ouvir o outro lado com mais calma e consideração.

Para Vender

4-) Esteja com a parte burocrática e as contas em dia

A documentação em dia será sempre um ponto a favor da venda, pois este é um dos principais pontos da vistoria feita pelos potenciais compradores. Os interessados checam a documentação do imóvel e também dos vendedores, por isso é importante não ter dívidas em atraso que possam atingir o imóvel mesmo depois da venda.

Se o imóvel está em inventário ou é alvo de uma partilha de divórcio ele ainda pode ser vendido. Mas é possível que isso afaste compradores que tenham medo de conflitos entre os herdeiros ou o casal que está se separando.

5-) Não peça um valor distante da realidade de mercado

Um valor fora da realidade limita o número de interessados desde o início do processo. Imóveis tem concorrência como qualquer outro produto e existem propriedades à venda com qualidade e localização semelhantes ao seu.

Pesquisar os preços de imóveis à venda na mesma região e suas condições de conservação; ou se informar sobre o valor e o estado de outras unidades vendidas recentemente no local onde está o imóvel que se deseja vender ajudam a definir um preço justo. Profissionais do mercado imobiliário também podem fazer uma avaliação para encontrar este valor.