Mercado Imobiliário

O que você sabe sobre consórcio imobiliário?

O consórcio ajuda a disciplinar o seu dinheiro, ou seja, você que tem dificuldades em ser organizado financeiramente consegue através dele atingir metas e sonhos que outrora não seria viável.

Através do consórcio imobiliário é possível comprar um imóvel novo ou usado, realizar reformas ou até mesmo ampliar construções do seu imóvel atual.

Tem sido extremamente vantajoso aderir a esta opção, o consórcio imobiliário traz benefícios tais como, parcelas acessíveis, encargos baixos, ausência de juros e prazo de pagamentos flexíveis.

O funcionamento é bem simples…

  1. Os participantes contribuem através de parcelas mensais no valor já pré-estabelecido, você escolhe até quando quer pagar.
  2. Todo mês é feito um sorteio onde as contemplações são realizadas. Todos concorrem em condições iguais, porém é possível que os participantes ofertem lances e quitem outras parcelas. Isto acelera a liberação da carta de crédito.
  3. É importante mencionar que no consórcio não há cobrança de juros, apenas taxas mencionadas antes de firmar o contrato.
  4. Há muitas ofertas no mercado, e por isso é essencial que todo cuidado seja tomado, realizar pesquisas é uma boa maneira de se informar.
  5. Fui comtemplado e agora? Não se preocupe, o seu crédito fica aplicado na correção monetária e pode ser utilizado quando bem entender.
  6. Que tal comprar dois imóveis ao invés de um? É possível sim! Você pode dividir sua carta de crédito em dois desde que o valor somado seja correspondente ao total.
  7. Se o valor do imóvel escolhido for maior do que o contemplado é possível integrar com recursos próprios ou até mesmo utilizar o FGTS.
  8. Até 10% do valor da carta pode ser usada com gastos nos cartórios e até mesmo para reformas.
  9. Caso deseje ofertar não é necessário realizar o pagamento, até que seja realmente contemplado, nestes casos há a possibilidade de utilizar o FGTS e até mesmo diluir o valor nas parcelas.
  10. Vender e transferir a dívida após a compra de um imóvel através do consórcio também é valido, desta forma o comprador arcará com as outras parcelas do plano já em andamento, podendo também quitar e passar para outra pessoa.
  11. INTERVENIENTE QUITANTE – Nada mais é do que o poder de quitar/integrar o valor do consórcio a um financiamento próprio já em andamento.
  12. O consórcio também permite a compra de imóvel de terceiros, quitando a dívida e optando por menores parcelas, sem juros.