Mercado Imobiliário

Como investir em imóveis?

Um dos investimentos mais seguros é a negociação de imóveis, para quem tem interesse em investir no setor, não é necessário ter muito conhecimento financeiro, mas é preciso entender algumas questões que abordaremos logo abaixo para garantir que você esteja fazendo um bom negócio!

Seja para morar ou apenas para investir, é necessário estudar o tipo de imóvel que você deseja comprar, quais são os requisitos que ele precisa ter, localização?  qual será a finalidade? quanto estou disposto a pagar? aceita financiamento? Essas são algumas das perguntas que você precisa responder na hora da buscar o imóvel ideal.

Quais são as formas de investir?

Existem algumas formas de investir, em primeiro lugar, analisar as formas que estão disponíveis no mercado. Você pode investir em imóveis na planta, pagando parte do seu valor e, cerca de dois anos depois do início das obras do condomínio, revendê-los conseguindo alcançar um retorno.

Outra opção é investir em imóveis usados que, muitas vezes, desprezados por potenciais compradores por não estarem na famosa condição “Entrar e Morar”, acabam parados com administradoras ou imobiliárias. Esta é uma alternativa especialmente atrativa se você tem uma boa quantia financeira disponível de imediato, já que além de comprar o imóvel, você precisa reformá-lo para, aí sim, vendê-lo com um retorno considerável em um curto período de tempo.

Como lucrar com os imóveis?

Uma das melhores formas para se lucrar com os imóveis é comprar um imóvel e depois alugá-lo.. Se você escolher esta opção há diversas oportunidades ao seu alcance como, por exemplo, salas comerciais, casas de praia e de serra, espaço para eventos e até mesmo quartos de hotéis.

Na hora de escolher qual o imóvel você deseja investir para este fim é importante se informar sobre a característica dele: alugar uma loja, por exemplo, é bem diferente de um imóvel residencial.

Também é possível lucrar construindo imóveis para alugar ou vender. A vantagem neste sentido é que, quando se compra um imóvel pronto, o comprador paga o valor relativo à construção e também de quem foi responsável pela sua construção. Quando você mesmo constrói, em termos de investimento, consegue um lucro bem mais significativo.

Quem se pergunta como investir em imóveis deve analisar também o fator desvalorização e trabalhá-lo a seu favor. Você precisa saber exatamente a hora certa para comprar (quando os preços caírem, por exemplo) e quando vender (quando o mercado está em alta).

Só assim não há o risco de comprar um imóvel por um alto valor e ter que vendê-lo por uma pechincha. Para investir em imóveis é importante usar a razão, analisar o tipo de propriedade que será comprada ou construída e estar sempre atento às oscilações do mercado.

Fonte: Guia Bolso